Notícia
A cidade de SC que ultrapassou Balneário Camboriú e virou canteiro de obras
17 de agosto de 2023
Média de alvarás dos últimos anos ultrapassou a "estrela" catarinense do mercado imobiliário
17/08/2023 - 07:00 - Atualizada em: 17/08/2023 - 09:21
Molhe do Perequê, em Porto Belo (foto: Divulgação)
O número de autorizações para novas construções em Porto Belo, no Litoral Norte, confirma a impressão visual: a cidade se transformou em um grande canteiro de obras. Segundo estimativa da Secretaria Municipal de Planejamento, do início de 2020 a julho de 2023 foram concedidos 566 alvarás de construção residencial e comercial – 195 para a edificação de prédios.
Somados, os alvarás equivalem a 2,1 milhões de metros quadrados de área construída, uma média de 730 mil m² autorizados por ano. É mais do que a vizinha Balneário Camboriú, “estrela” do mercado imobiliário nacional, onde, no ano passado, foi autorizada a construção de 563 mil m².
A valorização crescente do mercado imobiliário de Porto Belo é impulsionada por fatores como a proximidade com Balneário e Itapema, as duas cidades com o metro quadrado mais caro do país – mas não só. A privilegiada geografia permite a passagem de grandes navios, o que faz de Porto Belo a Capital Catarinense dos Transatlânticos, e há fácil acesso a dois aeroportos, Florianópolis e Navegantes.
Somem-se a isso as belezas naturais – especialmente as praias de cor esmeralda – e as iniciativas públicas e privadas para aprimorar a infraestrutura do município. São os fatores que têm atraído cada vez mais investidores do mercado imobiliário.
Atualmente, há cerca de 200 construtoras e incorporadoras atuando em Porto Belo. A Associação das Construtoras e Incorporadoras de Porto Belo (ACIP) reúne 44 empresas associadas, algumas vindas de outros estados, como o Rio Grande do Sul, Paraná, Brasília e outros que, entre tantos lugares no país, escolheram o município para os próximos lançamentos.
Diante da necessidade de infraestrutura, a Associação de Construtoras e Incorporadoras de Porto Belo (ACIP) tem firmado parceria com a prefeitura para impulsionar obras como o molhe do Rio Perequê, que começou a ser construído no dia 20 de junho. O projeto e o licenciamento ambiental foram custeados pela ACIP. A obra será paga por meio de outorga onerosa.
A parceria também prevê a elaboração de projeto para a revitalização da orla, para o alargamento da faixa de areia de Balneário Perequê, e a pavimentação das principais ruas da cidade.
Entre em contato e conheça nossos empreendimentos
Fonte/Autor: nsc Total